quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BANDEIRA VERDE JÁ ESTÁ NA ESCOLA E SERÁ BREVEMENTE HASTEADA

Já alguns alunos nos questionaram o porquê de, tendo a nossa escola sido galardoada com a bandeira verde do programa Eco-Escolas, aquela ainda não ter sido hasteada no local próprio.
A explicação é simples. De facto a nossa Escola foi distinguida com o galardão Eco-Escolas pelas boas práticas ambientais desenvolvidas no ano lectivo 2009/2010. Nesse sentido, a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), entidade que coordena este programa de educação ambiental a nível nacional, procedeu à entrega das bandeiras no “Dia das Bandeiras Verdes” – 24 de Setembro – à Direcção Regional do Ambiente (DRAmb), entidade que coordena o programa a nível regional. A DRAmb, por seu turno, entregou as bandeiras aos municípios parceiros aquando do IV Encontro Regional de Eco-Escolas, que este ano decorreu em Porto Santo, a 4 e 5 de Outubro. Na posse das bandeiras os municípios, por sua vez, costumam na sua maioria organizar uma cerimónia protocolar de entrega das bandeiras às escolas galardoadas – no caso da Ribeira Brava tal aconteceu no passado dia 21 – e, só depois, as Escolas estarão finalmente em condições de poderem hastear a sua bandeira.
Resumindo, a nossa bandeira já está na Escola (na imagem captada nos Paços do Concelho vemos nosso presidente a receber a bandeira) e será brevemente hasteada.
Já agora permitam-nos um pequeno considerando acerca do simbolismo da bandeira verde visto que, entendemos, é importante não encararmos aquele galardão como um mero troféu. É que aquele objecto representa muito mais do que isso. Simboliza, pelo menos assim o entendemos, uma espécie de lembrete para as responsabilidades acrescidas que agora nos incumbem.
Independentemente dos progressos evidenciados, o projecto Eco-Escolas é e será sempre um projecto inacabado. O seu desenvolvimento deve ser gradual e continuado, numa perspectiva de contributo para a formação contínua e integral dos alunos e demais participantes no programa. Daí que, estamos cientes, este ano temos o dever de fazer (muito) mais e melhor. Contamos convosco!

Sem comentários: