sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CONCURSO DARK SKIES RANGERS – VAMOS APAGAR AS LUZES PARA ACENDER AS ESTRELAS


O nosso planeta, visto da Estação Espacial Internacional, parece uma árvore de Natal. Esta iluminação vista a partir do Espaço é poluição luminosa, provocada por candeeiros e projetores exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro, desperdiçando energia e dinheiro, contribuindo para as alterações climáticas, afetando os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas e impedindo as observações astronómicas.
Muito mais do que devolver às pessoas e aos seres vivos o céu noturno, a luta contra a poluição luminosa pretende alertar as populações para a possibilidade de haver soluções inteligentes, economicamente viáveis e em harmonia com o ambiente.
As soluções para este fenómeno podem passar, por exemplo, por substituir ou alterar as luminárias; instalar lâmpadas com menos potência; utilizar sensores de presença; ou apagar as luzes sempre que não sejam necessárias. Na maior parte das situações estas soluções representam uma diminuição de custos que pode chegar aos 90%!
O NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, em colaboração com o programa Eco-Escolas e o National Optical Observatory, organiza o concurso Dark Skies Rangers para alunos e professores. Os alunos podem adotar uma rua (edifício, jardim, etc.), avaliar a eficiência das luminárias e a poluição luminosa, e contribuir para a alteração da iluminação exterior e para a preservação do céu noturno. O trabalho pode ser elaborado na forma de relatório, cartaz, vídeo ou noutro formato. Deve ser escrito de forma impessoal e indicar com clareza todo o desenvolvimento do trabalho, observações, conclusões e críticas. Os professores podem elaborar um plano de aula.  As três propostas mais pontuadas receberão um prémio individual, a saber:
Alunos (3º ciclo): 1º prémio: tablet; 2º prémio: telescópio Skywatcher e 3º prémio: kit telescópio.
Professores: 1º Prémio: participação no Global Hands-On Universe, na Grécia, de 29 de julho a 4 de agosto de 2013; 2º Prémio: uma semana para duas pessoas no turismo rural Dark Sky Alqueva e 3º Prémio: telescópio.
 Os concorrentes devem proceder à sua inscrição na página do concurso (a nossa escola já está inscrita no escalão 3.º ciclo)  e enviar os trabalhos até ao dia 30 de abril de 2013. Apenas os trabalhos submetidos dentro do prazo serão considerados a concurso.
Mais informações sobre o concurso aqui.
Consulte mais informações sobre estas atividades em: www.darkskiesawareness.org ou www.darksky.org.
 Participa! Torna-te um Dark Skies Ranger!
 

Sem comentários: