quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PROJETO VELA POR ÓLEO


Sabia que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água? O projeto Vela por Óleo pretende contribuir para uma valorização e consciencialização do grave problema que é o desperdício do óleo alimentar, derramado no meio ambiente e que tem como consequência elevados custos ambientais: destruição de fauna e flora, poluição dos filtros e obstrução das Estações de Tratamento, contaminação das águas e dos solos onerando a manutenção e reparação da rede de esgotos, etc. É por isto que colocamos à sua disposição este projeto, 100% nacional, para que, através dele, possa contribuir para a educação e desenvolvimento da consciência ambiental, podendo ainda obter auxílio em projetos que queira desenvolver dinamizando a produção de velas ecológicas. A finalidade mor deste projeto consiste na sensibilização da comunidade escolar e a população em geral para os prejuízos causados pelos desperdícios de óleo alimentar usados no meio ambiente e valorizar a importância do seu reaproveitamento ou reciclagem.
Envolver a comunidade escolar na recolha e reciclagem do óleo alimentar usado (ÓAU) através de produção de velas decorativas e perfumadas, cuja matéria base é o óleo alimentar usado, com o auxílio de um processo mecânico (máquina + pastilha) é o objetivo deste projeto.
Modo geral de realização: o ÓAU é entregue na escola ou recolhido junto de outras instituições; parte deste é recolhido por uma empresa; a outra parte é usada para a produção de velas; são usadas as pastilhas e a máquina (cedida gratuitamente às escolas); as velas produzidas serão colocadas para venda ou outro fim que a entidade gestora entenda ser o mais indicado.
Mais informações aqui.
 

Sem comentários: